top of page

CENTRO DE DESIGN e GALERIA

O CÍRCULO PARA UM DESEJO: CRIAR

Um círculo é inteiro, contínuo, ininterrupto, fechado. Sua forma implica completude, uma espécie de perfeição unificada. Ou, ao menos, a tentativa de alcançá-la. No centro, um vazio para a convergência de pessoas e de ideias, na forma de um pátio-jardim, articula os espaços exigidos pelo programa de necessidades. O edifício se desenvolve ao longo desta força curvilínea, com o foco sempre voltado ao jardim arborizado, iluminado, permeável e central. Unindo o contexto natural e construído do lugar, de forma a potencializar tanto a melhor iluminação natural durante o dia, ao norte, como a integração com o bosque existente, o pátio-jardim intenciona ser um lugar de constante convite a estar ou a contemplar, como um fundo sempre presente em todos os ambientes do edifício e, acima de tudo, uma praça de estar para todos que trabalham ou visitam a empresa e industria de superfícies.


O EDIFÍCIO  

As funções necessárias ao edifício - galeria e centro design - somam uma área que dificulta a implantação de uma tradicional planta retangular, que resultaria em um volume atravessado no lote, e muito próximo da avenida. Ao mesmo tempo, sempre se buscou uma íntima relação do edifício com o bosque existente, uma das grandes qualidades do terreno. Como resposta, o que seria um prédio térreo em barra, foi curvado para abraçar um espaço central de jardim, voltado para o bosque. Este espaço permite a insolação norte - luz filtrada pelas árvores - e um novo paisagismo a ser proposto, tendo toda a face interior envidraçada para que, de qualquer ambiente interno, haja contato visual com o pátio-jardim, e a instigação de caminhar até ele. Para a face externa, numa extensa curvatura convexa, optou-se por reforçar a linguagem minimalista do projeto, através de uma parede branca que, descolada do piso e da laje superior, confere à construção uma potente identidade escultórica, durante o dia ou à noite. 

 

Devido à necessidade de um generoso pé direito - 5,20 metros - para a plena liberdade de instalações expositivas, a construção foi moderadamente rebaixada no solo - 1,50 metros - , de modo a proporcionar uma escala mais compatível às pessoas, externamente, e suavizar a interferência visual com a paisagem do bosque existente.   

 

Os espaços internos se desenvolvem livremente sob a laje circular de concreto aparente, sendo segmentado apenas nas áreas que exigem maior privacidade, como banheiros ou áreas técnicas. A área de exposições e da equipe técnica estão separadas por planos de paredes em taipa, que acolhem a materioteca e a sala de reuniões, servindo como um espaço de transição que confere privacidade à sala da equipe técnica. A circulação ao longo dos espaços internos acontece junto à fachada interna envidraçada, voltada para o pátio-jardim. Próximo à cozinha gourmet, o volume contendo banheiros e as salas wellness concentram grande parte das instalações hidrossanitárias. Separado da área interna principal, mas sob a mesma laje, um volume cúbico branco abriga um conjunto de salas de reuniões, configurando-se como um setor à parte para utilização flexível e independente por todos os funcionários da Impress Decor Brasil. De maneira espelhada, no lado oposto da construção, outro volume de mesmo tamanho se conforma para abrigar a sala de digitalização, o estúdio de gravações, o depósito de materiais, assim como a sala técnica para instalações de equipamentos de climatização.

 

A laje circular em concreto aparente se prolonga sobre uma área ajardinada de paisagismo, como uma marquise que propicia o espaço de transição entre o bosque natural e o pátio-jardim, uma área com pilares esbeltos que replicam a organicidade dos caules dos pinus existentes. Lugar para livre apropriação, com possibilidade de bancos, estar externos e mesas, e uma área externa para expansão de eventos da empresa para convidados. 

Equipe Yuri Vasconcelos, Lucas Bochnie, Hannah Kumata, Guilherme Feijó, Renata Leite, Brunno Klosowski e Gabriel Castro.
Ilustrações Renata Leite e Brunno Klosowski
Maquete Gabriel Castro

Paisagismo Flavio Egydio
Estrutural Mauer Egas
Inst Eletrica Manoel SIlvestre
Inst Hidrosanitária Rubens Zeni
Terraplenagem Klaus Piper
Ambiental Ecotecnica
Orçamento Sergio Aurion
1100 m²
 
2023 . araucária . paraná . br

YVA Arquitetura : uma equipe para debater, projetar e construir arquitetura contemporânea brasileira.
rua alfredo parodi  187 - 1º andar  .  centro araucária brasil  .  83702070    •    © 2011-2024 YVA Arquitetura. Todos os direitos reservados

bottom of page